Na cidade Higashimatsuyama, província de Saitama, o Yakitori geralmente não é preparado com frango grelhado, como sugere o nome em japonês. Higashimatsuyama Yakitori é um espetinho de porco no qual se utiliza o kashira (peça da têmpora até a bochecha). O carvão utilizado no preparo intensifica o sabor da carne, que se espalha na boca a cada mordida. Misodare é o molho secreto que dá o toque da originalidade de cada prato. Tem como base o miso (pasta de soja, lê-se misso) tipo branco, alho, pimenta chili e vários outros tipos de condimentos, que são misturados de acordo com a receita de cada estabelecimento. O naganegi (cebola japonesa que se assemelha ao alho-poró, lê-se naganegui) no espeto combina tão bem com o kashira, que não se consegue parar de comer, e a picância enfatiza o sabor da carne.
Logo após o término da guerra, começou a pensar-se em uma maneira de se aproveitar o kashira, uma peça até então não muito utilizada pelos japoneses. Dizem que o fundador do Daimatsuya foi o responsável pela sua difusão, quando serviu o kashira grelhado em conjunto com o misodare com chili.
O Yakitori mais comprido do mundo: em maio de 2016, a Divisão Juvenil da Sociedade do Comércio e Indústria definiu como desafio o preparo de um Yakitori de 25,55 m de comprimento para seu projeto de aniversário de 55 anos. Eles conseguiram grelhar o Yakitori mais longo do mundo, utilizando 40 kg de kashira em um espeto de bambu de 26 m!
Ingredientes (para 01 porção):
(A)
Nota: as medidas usadas são de colheres de medida culinária, em que a colher de sopa (大さじ) é de 15 ml e colher de chá (小さじ), 5 ml.
Modo de preparo:
1. Misture os ingredientes de (A).
Observações:
2. Corte o kashira (recomendamos a têmpora) em pedaços pequenos de aproximadamente 10 g cada.
3. Salgue de um ponto alto para que o sal caia uniformemente sobre os espetos.
4. Enrole a base do espeto que ficou exposta em papel alumínio antes de levar ao fogo para não queimar. Coloque o óleo em uma frigideira, sele os dois lados do espeto em fogo alto (em torno de 2 minutos). Após selado, coloque em fogo médio e continue alternando os lados (em torno de 3 minutos).
Dicas:
A têmpora pode ser obtida em casas especializadas, caso esteja no Japão. Se não for possível obter a carne da têmpora, utilize a parte que corresponde ao ombro do porco (paleta). Pode-se substituir o naganegi por cebola, fica delicioso também. Se for preciso requentar para comer, pode-se pingar algumas gotas de sake culinário ou vinho branco e colocá-los no forninho pré-aquecido, na potência alta por 2 minutos. O Yakitori (Yakiton) é ótima companhia para uma cerveja.
Província de Saitama, Saitama-ken Japão, 2020.
CONTATO
Endereço
Rua São Joaquim, 381, 5º andar, Liberdade, São Paulo – SP
Email
saitamabrasil@gmail.com
Facebook
Saitama Kenjinkai – ブラジル埼玉県人会/
Instagram
@saitamakenjinkaibr
ATIVIDADES*
Cursos
Eventos (junto com outros kenjinkai)
INFORMAÇÕES
A Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim, é aberta para se associar e pode participar da diretoria.
A Associação é aberta para os nikkei não descendentes da província?
Sim, é aberta para se associar e pode participar da diretoria.
Tem bolsa para a província?
Não.
Tem alojamento?
Não.
Aluga o salão?
Não.
*Devido à pandemia, algumas atividades podem estar suspensas