O Sasadango é um doce japonês tradicional típico da província de Niigata. Ele é um bolinho de arroz com recheio de anko (pasta de feijão azuki) e yomogi (lê-se yomogui, folhas de Artemisia princeps Pamp), envolto e cozido em folha de bambu Sasa.
Existem várias teorias sobre a história dos bolinhos de bambu, mas todas envolvem dificuldades relacionadas a alimento e a superação relacionada.
Uma delas é a de que Kenshin Uesugi, um senhor do período Sengoku, carregava bolinhos de bambu quando faleceu, engrandecendo-os como um alimento típico militar. Esses bolinhos eram feitos para serem levados para o campo de batalha, pois eram portáteis, tinham boa conservação e, além de tudo, os cavalos poderiam comer as folhas de bambu que protegiam os bolinhos.
A outra história da origem do Sasadango é a de um fazendeiro que em épocas de escassez de comida, cozinhava estes bolinhos para se alimentar, devido à boa conservação do alimento e à facilidade de transporte.
Os sasadango são absolutamente deliciosos e possuem uma embalagem mais ecológica em comparação com outros doces japoneses. Como utilizam a folha de bambu para a embalagem, não há gasto de papel ou plástico, ajudando o meio ambiente!
Se você está planejando uma viagem para Niigata, você pode encontrar o Sasadango em quase todas as lojas de souvenirs ao redor.
*joshinko é uma farinha de arroz de alta qualidade, de arroz não glutinoso (substitua por farinha de arroz comum)
Modo de preparo:
1. Ferva o yomogi em água com bicarbonato de sódio.
2. Ferva as folhas de bambu e as videiras também em água quente com bicarbonato de sódio.
3. Após ferver o yomogi, lave com água, triture no liquidificador, esprema com tecido e reserve o suco espremido.
4. Misture os dois tipos de farinha e o açúcar em uma mesa limpa (ou misture em uma tigela). Faça uma cavidade no centro e coloque nele o yomogi espremido.
5. Adicione água fervente ao suco de yomogi espremido na instrução 3 até completar 400 ml. Adicione este suco aos poucos na mistura do 4. Após misturar toda a água, sove mais um pouco.
6. Cubra com pano úmido ou papel-toalha e deixe descansar na geladeira durante a noite.
7. Retire a massa colocada da geladeira e amasse bem enquanto adiciona água, até a textura de mimitabu (lóbulo da orelha, veja nota abaixo).
8. Separe da massa pedaços menores de cerca de 30 g e enrole.
9. Divida o tsubu-anko em partes iguais, um pouco menores que a massa, e enrole.
10. Estique a massa em forma redonda, com uns 7-8 cm, deixando a parte central mais espessa.
11. Coloque a bolinha de anko no centro da massa e a feche. Coloque óleo nas mãos e dê forma ao dango.
12. Embrulhe os dango com as folhas de bambu, tomando cuidado com a frente e o verso, e amarre-os com a videira.
13. De 5 em 5 unidades, coloque no vaporizador e cozinhe em fogo médio por 15 minutos. Esfrie antes de servir. O tempo de armazenamento é de cerca de 4 a 5 dias na geladeira. Se congelado, o sabor é mantido por cerca de um mês.
Nota: maciez ou textura do lóbulo da orelha (mimitabu no katasa) é uma referência muito usada na culinária japonesa. Toque em sua orelha (onde se abre o buraco do brinco). Ele é macio e flexível, mas firme, certo? Esta é a textura correta para muitas massas.
Associação Cultural Niigata do Brasil, São Paulo – SP, Brasil.
Biblioteca de Imagens da agência de Turismo do Governo da Província de Niigata
Japan Info – Love Japanese Sweets? Try Sasa Dango, a Traditional Niigata Specialty!
Localizado na cidade de Tokamachi, um dos principais pontos turísticos da província de Niigata é o Desfiladeiro Kiyotsukyo. Penhascos gigantescos de uma formação rochosa que se assemelha a um conjunto de lápis na vertical se estendem ao longo do rio Kiyotsu e formam um desfiladeiro impressionante em formato de V.
O desfiladeiro pode ser visto mais de perto por meio de um túnel de 750 metros. O caminho, por ser plano, é de fácil acesso, inclusive para cadeira de rodas. Ao longo do percurso, os visitantes podem observar exibições sobre as estações do ano, plantas e animais do desfiladeiro, além de apreciar três pontos que oferecem vistas incríveis. Porém, a principal vista é a do final, onde é possível ver a paisagem e seu reflexo em um espelho d’água, formando um cenário exuberante.
O Desfiladeiro Kiyotsukyo é um dos 3 grandes desfiladeiros do Japão. Foi designado Lugar de Beleza Cênica e Monumento Natural do Japão em 1941 e, em 1949, passou a fazer parte do Parque Nacional Joshin’etsu-kogen, tornando-se um ponto turístico famoso.
O túnel Kiyotsu Gorge é muito popular por se assemelhar a uma obra de arte e, atualmente, atrai a atenção por proporcionar fotos incríveis para as redes sociais.
A formação do desfiladeiro Kiyotsu ocorreu devido à formação de diferentes tipos de rochas pelo processo de solidificação de cinzas de erupções vulcânicas há 16 milhões de anos e de magma há 5 milhões de anos. Movimentos da superfície da Terra e a ação do rio Kiyotsu, com o tempo, contribuíram para a formação do desfiladeiro como é atualmente.
Em 1988, devido a um incidente decorrente da queda de rochas, o local foi fechado. Apenas em 1992 iniciou-se a construção de um túnel que, ao mesmo tempo, não modifica a paisagem natural e é totalmente seguro aos visitantes. A reabertura ocorreu em outubro de 1996.
Cerca de 3 horas de carro da Estação de Tokyo.
Estação mais próxima: Echigo Yuzawa, de onde se pega um ônibus local parando em Kiyotsukyo Iriguchi, e depois caminha-se por 30 minutos até chegar ao desfiladeiro.
Consultar os preços e horário de funcionamento atualizados no site. Dependendo da data, é necessário fazer reserva antecipada.
Niigata Prefecture Tourism Association
Gorge Kiyotsukyo
Japan Travel
CONTATO
Endereço
Rua Pandiá Calógeras, 153, Aclimação, São Paulo – SP
Telefone
Tel: (11) 3209-5116
Fax: (11) 3208-2704
Email
niigata.kenjinkai@hotmail.com
ATIVIDADES*
Eventos
INFORMAÇÕES
A associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim, para se associar.
A associação é aberta aos nikkei não descendentes da província? Para quais atividades?
Sim, para se associar.
Tem bolsa para a província?
Sim, apenas para nikkei.
Tem alojamento?
Não.
Aluga o salão?
Não.
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.