AKITA

AKITA

REGIÃO DE TOHOKU

PROVÍNCIA

Mapa de Akita

GASTRONOMIA

KIRITAMPO NABE

 

Kiritampo Nabe é um cozido com caldo cuja melhor época para se saborear é o outono da província.

A receita oficial é constituída de 6 ingredientes: a galinha hinai jidori, o kiritampo (tampo assado e cortado), a bardana, o cogumelo maitake, o naganegi (cebola japonesa que se assemelha ao alho-poró) e o seri (Oenanthe javanica).

 

ORIGEM

A origem do nome kiritampo tem algumas versões, e a mais conhecida é aquela que cita o prato como sendo uma comida que nasceu do hábito alimentar dos caçadores de urso das montanhas do norte da província de Akita, conhecidos como matagi (lê-se matagui).

Akita sempre foi uma região com grande produção de um excelente arroz. A versão mais comum da origem do nome diz que os caçadores amassavam o arroz cozido que sobrava e o envolvia em uma haste de madeira para assar na fogueira.

Como o arroz envolvia a haste até a ponta, ficava com a aparência semelhante à da capa que era usada para cobrir a ponta das lanças, cujo nome em japonês é tampo.

 

CURIOSIDADE

Kiri significa cortar e nabe é o nome que se dá aos cozidos com caldo; como os tampos eram cortados para se colocar no cozido, o prato ficou conhecido como Kiritampo Nabe, ou seja, cozido de tampo cortado.

Os ingredientes eram aqueles possíveis de se conseguir nas montanhas, como, por exemplo: raízes, vegetais, cogumelos e aves.

No Brasil, podemos substituir o hinai jidori pela galinha caipira, de onde tiramos o caldo com a carcaça e cozinhamos os pedaços da carne. O cogumelo maitake não é disponível por aqui, mas pode ser substituído por outros cogumelos como shimeji e shiitake frescos. A bardana e o naganegi são encontrados em mercados especializados. Já o seri pode ser substituído pelo agrião.

 

FAÇA VOCÊ MESMO

Ingredientes (para 4 ou 5 pessoas):

  • 1 carcaça de frango ou galinha caipira sem miúdos
  • 1,5 litros de água
  • 100 ml de shoyu (molho de soja)
  • 100 ml de mirin (saquê licoroso)
  • 4 sobrecoxas de frango desossada
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • 1 bardana (cerca de 300 g)
  • 200 g de shimeji
  • 200 g de shiitake
  • 2 a 3 naganegi
  • 200 g seri ou agrião
  • 500 g de arroz japonês (grão curto) cozido (em torno de 225 g de arroz cru, ou 1 ½ copo de medida)
  • 5 ou 6 hastes ou bastões de madeira com diâmetro em torno de 1 cm x 25 cm


Modo de preparo:

1. Corte cada sobrecoxa em 4 ou 6 pedaços e tempere com 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de shoyu e deixe por 30 minutos na geladeira.

2. Lave a bardana, raspando a casca com a faca até ficar branca. Corte em lascas de 4 a 5 cm de comprimento com a faca, como se estivesse apontando um lápis. Deixe de molho em água para não oxidar.

3. Pegue o shimeji, retire uma fina camada da base e debulhe em pedaços de 3 a 4 hastes de cogumelos. Retire o cabo do shiitake e corte o chapéu em 2. Se gostar de cogumelos, acrescente à gosto. Evite o cogumelo Porto Belo e o champignon, pois escurecem o caldo e não são apropriados.

4. Corte só as partes brancas do naganegi na diagonal, em pedaços de 2 a 3 cm de largura. A parte verde não é usada neste prato e pode ser guardada e utilizada para outros. Se não encontrar o naganegi, utilize a cebolinha, cortando em pedaços de 5 cm, incluindo as porções verdes.

5. Lave seri ou agrião e corte em pedaços de 5 cm, escolhendo as hastes mais tenras.

Tampo

1. Cozinhe o arroz apenas com água, seguindo o processo de lavagem e cozimento de arroz japonês em panela normal ou elétrica.

2. Amasse o arroz cozido preferencialmente em um pilão, até por volta de 70%, mantendo uma porcentagem ainda com grãos. Não amasse totalmente para que não se torne uma massa pegajosa e densa, dificultando a penetração do caldo e o seu manuseio.

3. Molde com as mãos 100 g de arroz amassado em volta do bastão, começando pela ponta. O tamanho do tampo deve ser em torno de 15 cm. Acerte a lateral, rolando o tampo em uma superfície lisa para igualar a espessura. Terminado de moldar, molhe levemente com água salgada com a palma da mão.

4. Grelhe o tampo em brasa média, ou asse em chapa ou frigideira, até adquirir a coloração levemente tostada, sem carbonizar. Deixe esfriar e retire o bastão rotacionando e parta na metade com a mão, na perpendicular. Se desejar um efeito menos artesanal, faça o corte na diagonal com a faca.

Caldo

1. Coloque a carcaça na água e deixe em fogo alto até ferver. Retire as escumas e baixe para fogo médio. O caldo deve ficar claro e limpo. Coloque o shoyu e o mirin. Experimente e, se precisar, ajuste o sabor com sal, shoyu e mirin. Deve ter um sabor agradável de caldo, porém mais salgado, pois adicionaremos ingredientes que irão absorver o sal.

2. Retire a carcaça do caldo e adicione as sobrecoxas.

3. Retire a bardana da água e coloque na panela. Cozinhe por 5 minutos e veja o ponto. Após fervura, retire a escuma sobre o caldo. Procure manter a gordura amarela do frango, pois é ela que dá sabor ao prato.

4. Coloque os cogumelos, os pedaços de tampo e cozinhe por 2 minutos. Deixe o caldo penetrar no tampo.

5. Inclua o naganegi e, por último, o seri ou agrião. Este último deve ser apenas levemente aquecido.

Dica: O preparo pode ser feito em uma panela de metal ou de barro (donabe), primeiramente no fogão e depois levado à mesa, ou pode ser feito diretamente na mesa usando-se um fogareiro a gás portátil.

Hora de servir

Sirva em uma cumbuca com cada um dos ingredientes a seu gosto, com o caldo. O caldo pode ser saboreado junto com os ingredientes cozidos.

 

REFERÊNCIAS

Akita Kenjinkai do Brasil

Kiritanpo

Kiritanpo Nabe

Link do vídeo: レシピブックTV

Vídeo feito em cozinha normal. Mais detalhes no link.

Tohokukanko

 

Ingredientes

 

 

TURISMO

Lago Tazawa

 

 

O LOCAL

Localizado na cidade de Semboku, na Prefeitura de Akita, o Lago Tazawa deve sua formação à atividade vulcânica que havia na região. Com um formato próximo de uma circunferência perfeita, é o lago mais profundo do Japão, com 423 metros de profundidade.

Mesmo durante invernos com muita neve, a superfície do lago nunca congela, já que a profundidade das suas águas permite uma grande absorção de calor durante o verão. As águas, que variam entre tons esverdeados e azulados a depender da época do ano, funcionam como um grande espelho que reflete toda a beleza das montanhas em seu entorno.

O Lago Tazawa é um ponto turístico muito popular no Japão, onde existem diversos resorts, hotéis, hostels e áreas para acampamento. A região dispõe também de restaurantes, museus e templos para visitas, além de sediar muitos eventos ao longo do ano, com destaque para festivais e maratonas ao redor do lago. Durante o verão, é ideal para pessoas que gostam de caminhadas em trilhas, esportes aquáticos e passeios de barco. Durante o inverno, é um ótimo destino para quem busca áreas de esqui e termas de água quente.

 

CURIOSIDADES

A estátua dourada da Princesa Tatsuko é uma das principais atrações e símbolos do Lago Tazawa. Segundo uma lenda, Tatsuko era uma mulher conhecida por sua beleza. Mas, sabendo que a beleza é efêmera, todas as noites Tatsuko visitava um templo para fazer orações com o intuito de obter a beleza eterna. Após muitas orações, Tatsuko finalmente recebeu uma mensagem divina dizendo que ela deveria encontrar uma fonte sagrada para tomar um gole de sua água. Ao encontrar a fonte sagrada, no entanto, Tatsuko não se contentou em tomar apenas um gole. Como consequência, uma forte tempestade, com trovões e deslizamentos de terra, passou a castigar a região. Após se recuperar de uma cegueira temporária causada pela luz de um raio, Tatsuko teria se olhado no espelho, momento em que percebeu que havia se transformado em um dragão. Assustada, Tatsuko teria pulado dentro da água e, desde então, muitos acreditam que ela se tornou a guardiã do Lago Tazawa.

 

COMO CHEGAR

É possível pegar o trem-bala Komachi ou um trem da JR até a estação Tazawako. Em seguida, é necessário pegar um ônibus por 15 minutos até a parada Casa de Repouso Tazawako. Outra possibilidade é pegar um avião até o aeroporto de Akita e de lá pegar um táxi com reserva até o local.

 

REFERÊNCIAS

Visit Japan, How 2 Travel Japan , Voyapon, Wikipedia , Fun! Japan , Tazawako, Kakunodate , Trip Advisor, Japan Travel, Gaijin Pot Travel 

 

EVENTOS BR

KENJINKAI

Associação Cultural e Recreativa Akita Kenjin do Brasil

 

 

CONTATO

Endereço
Av. Lins de Vasconcelos, 3390, Vila Mariana, São Paulo – SP

Telefone
Tel / Fax: (11) 5573-4107

E-mail
akitakenjin@yahoo.com.br

Facebook
Akita Kenjinkai do Brasil

Instagram
@akitakenjin

 

 

ATIVIDADES

Cursos

  • Aula da dança
  • Aula de Karaokê
  • Aula de Miniyo


Eventos

  • Atividades do Bloco Tohoku-Hokkaido: Undoukai Tohoku-Hokkaido
  • Shinnenkai (festa de ano novo) e Assembleia Geral Ordinária 
  • Comemoração do Dia das Mães 
  • Comemoração do Dia dos Pais 
  • Festival do Japão
  • Iroukai (agradecimento aos voluntários do Festival do Japão)
  • Keiroukai (festa em homenagem aos idosos)
  • Bonenkai (festa de fim de ano)
  • Akita Minyo Festival (programado para Maio de 2021)
  • Akita Kiritampo Matsuri

 

 

INFORMAÇÕES

A associação é aberta a nikkeis, não descendentes da província ? Para quais atividades?
É aberta para se associar, pode participar da diretoria

A associação é aberta a não descendentes japoneses ? Para quais atividades?
É aberta para se associar, pode participar da diretoria

Possui Bolsa de estudos?
Sim

Seu kenjinkai tem alojamento?*
Sim, aberto a todos.

* Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.
**Verificar a disponibilidade.