Kyoto, a antiga capital do Japão, convive lado a lado com a tradição e a modernidade. Em uma rua você tem os neons, e na rua de trás as ruas de paralelepípedo com as Geisha. Na gastronomia não é diferente: muitas variedades, muita tradição e modernidade convivendo em harmonia. Kyoto é conhecido por muitas comidas vegetarianas e veganas, além de ter muitos restaurantes acessíveis também. Os principais ingredientes são o tofu e o Kyo-yasai (legumes de Kyoto), ingredientes importantes do Shojin Ryori (comida de mosteiro), ou Cozinha Budista, que se desenvolveu tanto que é considerado um dos prazeres de se fazer turismo em Kyoto.
Não se sabe exatamente quando nem quem, mas acredita-se que o tofu foi introduzido no Japão por monges e missionários que foram estudar na China durante o século 7, quando o budismo foi introduzido no Japão e as relações entre China e Japão avançaram. Foi rapidamente incorporado às refeições dos templos, e levou ao desenvolvimento da culinária vegana do budismo, o Shojin Ryori. Tornou-se popular entre a população comum no período Edo e agora é um item indispensável no inverno em Kyoto. No ano de 1782 (Tenmei 2), foi lançado o livro Tofu Hyakuchin – literalmente, 100 tipos de pratos de tofu foram escritos e se tornou um livro gourmet muito popular.
Há muito tempo o tofu de Kyoto é conhecido como um dos melhores do Japão. O motivo principal é a água de Kyoto, que é 90% do ingrediente do tofu. Kyoto foi abençoado com rios de água cristalina e águas subterrâneas de boa qualidade. Além disso, há a proximidade de áreas produtoras de soja.
O tofu e outros pratos feitos a partir da soja, como o leite de soja, são muito desenvolvidos em Kyoto, e existem restaurantes especializados onde você degusta uma refeição completa, desde entrada, prato principal até a sobremesa, feita de soja e seus derivados. O tofu pode ser apreciado cru, frito, cozido ou usado como ingrediente para outras receitas deliciosas, como em patês e doces. Há também o yuba (nata do leite de soja), apreciado também cru, frito e em doces.
O primeiro ramen vegano nasceu em Kyoto, no restaurante TOW-Zen 豆禅 (T = THE, O = OTHER, W = WORLD, ZEN = 禅: THE WORLD AFTER ASCENSION 禅), feito de leite soja, yuba etc. https://www.mamezen.com/english/ (site do restaurante)
AGE (lê-se ague, frito) DASHI (caldo) DOFU, o tofu frito na hora é crocante por fora e suculento por dentro! O tofu embebido no caldo dashi é um prato perfeito para acompanhar o jantar.
Ingredientes (para 02 pessoas):
Caldo simples
Modo de preparo:
Tofu frito
1. Escorra o tofu, embrulhe em papel-toalha, coloque em um prato de vidro e aqueça em microondas por 2 minutos (para potência de 600 W), escorra e espere esfriar um pouco. DICA: Se você não usar o microondas, embrulhe o tofu em papel-toalha, coloque peso e espere a água escorrer na geladeira por cerca de 30 minutos.
2. Corte em cubos de cerca de 5 cm e polvilhe o amido em toda a superfície.
DICA: Não deixe polvilhado e reservado, pois sairá água do tofu. Então polvilhe e frite imediatamente!
3. Frite em óleo a 170 oC por cerca de 3 minutos, virando até ficar crocante e dourado. Escorra o óleo e sirva em uma tigela.
Caldo
1. Coloque todos os ingredientes do caldo em uma panela e aqueça em fogo médio.
2. Quando começar a ferver, desligue o fogo e está pronto.
3. Sirva o tofu frito com o caldo. Coloque nabo ralado e as cebolinhas picadas a gosto junto com o caldo.
Outras sugestões de caldo, toppings: