Um dos pratos típicos da província de Yamagata é o Imoni. Os ingredientes e até o tempero variam bastante de acordo com o local e a família, mas o prato consiste em uma sopa cujos elementos essenciais são carne bovina, konnyaku (gelatina de batata konjac), cebolinha e inhame.
A região de Shonai, situada no noroeste de Yamagata, é onde essa variação é maior. É usada a carne suína e, em seus ingredientes, há o atsuage (lê-se atsuague, tofu frito grosso), konnyaku e cebolinha. Para temperar, normalmente se usa o miso (pasta de soja), que combina melhor com a carne suína.
Nas outras regiões do interior, é utilizada a carne bovina temperada com shoyu, mas na região de Mogami, acrescentam-se também sansai (plantas alimentícias não convencionais típicas da região) e cogumelos, que são abundantes por lá. Na região de Okitama, são acrescentados o tofu momen (tofu firme) cortado em pedaços grandes e o miso como ingrediente secreto.
A origem do Imoni é antiga, datada de meados do século XVI. Na época, a área de Nakayama-cho, em Nagasaki, ponto final das vias de transportes pluviais do rio Mogami, era um lugar onde se realizavam as transações de cargas que vinham de Sakata. Todavia, não havia meios de comunicação para informar que o barco havia chegado, então, os barqueiros tinham que aguardar por dias até o responsável aparecer e, para aliviar esse tempo tedioso, faziam festas nos arredores da margem do rio.
Havia uma vila chamada Koshio, produtora de inhame, próxima do porto, então cozinhava-se o inhame com o bacalhau que vinha como carga. Dizem que foi assim que nasceu o Imoni que conhecemos hoje, entretanto, a versão com a carne bovina apareceu no começo da Era Showa (1926).
O Imoni é um prato típico muito consumido do outono ao inverno na época de colheita do inhame. Há eventos chamados Imonikai (literalmente “reunião de cozinhar inhame) que ocorrem em beiras de riachos, com amigos e familiares, ao final do undoukai (Gincana Poliesportiva), ao final de eventos regionais e, claro, em cada casa.
Em Yamagata, o Imonikai é uma atividade tão importante quanto o bounenkai (festa de despedida de fim de ano) e o shinnenkai (festa de boas vindas de Ano Novo). O Imoni é um prato típico indispensável para a integração de seus provincianos.
Nessa época, os supermercados e lojas de conveniência dão ênfase à venda de ingredientes para o Imoni e há até kits com panelas, lenha e esteiras para alugar para fazer seu Imonikai.
Além disso, o maior festival de Imoni do Japão acontece às margens do rio Mamigasaki, onde são preparadas 30.000 porções de Imoni feitas em panelas de 6 metros.
Ingredientes (4 a 5 tigelas grandes):
Nota: as medidas usadas são de colheres de medida culinária, em que a colher de sopa (大さじ) é de 15 ml e colher de chá (小さじ), 5 ml.
Modo de preparo:
1. Descasque os inhames e corte em pedaços um pouco maiores que uma mordida.
2. Corte a carne em pedaços de 4 cm e o naganegi em pedaços grandes na diagonal.
3. Rasgue o konnyaku com as mãos em pedaços de uma mordida. Se o konnyaku adquirido for feito a partir da farinha de konjac, não precisa cozinhar previamente; mas, caso o konnyaku tenha sido preparado diretamente da batata crua, é necessário cozinhá-lo previamente.
4. Coloque em uma panela a água, o inhame e o konnyaku. Quando começar a levantar fervura, acrescente 1 colher de sopa de shoyu.
5. Quando o inhame estiver cozido, acrescente a carne e os outros temperos (3 colheres de sopa de shoyu, açúcar e sake culinário) e continue cozinhando, retirando a escuma.
6. Acrescente o naganegi e cozinhe até ele ficar bem molinho, o ponto em que terá absorvido bem o sabor.
Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF) do Japão
Foto 2. Associação de turismo da cidade de Yamagata. Japão
Associação Yamagata Kenjin do Brasil.
CONTATO
Endereço
Av. da Liberdade, 486 – Sala 24/25/26, Liberdade, São Paulo – SP
Telefone
Tel/Fax: (11) 3208-8781
Email
assosiasonyamagata@yahoo.co.jp
Facebook
Associação Yamagata Kenjin do Brasil
ATIVIDADES*
Eventos
INFORMAÇÕES
A Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim, pode se associar.
A Associação é aberta a nikkeis não descendentes da província?
Sim, pode se associar.
Tem bolsa para a província?
Sim.
Tem alojamento?
Não.
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.