TOKUSHIMA

TOKUSHIMA

REGIÃO SHIKOKU

PROVÍNCIA

Mapa de Tokushima

GASTRONOMIA

SOBAGOME-ZOSUI

 

Sobagome-zosui é uma sopa grossa de grãos de trigo sarraceno cozidos em água, caldo de galinha e verduras. O que antigamente era um prato do cotidiano, aos poucos se difundiu e, hoje, acrescentam-se frango, chikuwa (tipo de nerimono, massa de peixe branco cozido no vapor), cogumelo shiitake, mitsuba (Cryptotaenia japonica) etc., e são servidos em restaurantes de luxo. O sobagome (arroz de sarraceno) é feito cozinhando-se os grãos de trigo sarraceno integral em água fervente e sal, descascados e secos. A textura, semelhante à da farinha de quibe no Brasil, é bastante apreciada.

 

ORIGEM

A origem remonta ao final do período Heian (anos 794 a 1185), na vila Higashi-iyayamason, província de Tokushima, para onde os sobreviventes do clã Heike fugiram após a derrota na  Guerra de Gempei (quando os guerreiros xogun tomaram o comando político sobre o Imperador), um local nunca antes pisado pelo homem. Sendo uma região cercada por altas montanhas, ali só cresciam cereais, como hie (lê-se rie, Echinochloa esculenta, painço japonês), sorgo, awa (lê-se aua, Setaria italica, outro tipo de painço), sarraceno; nada de arroz ou trigo. Assim, cozinhavam-se esses grãos na água temperando com sal e shoyu (molho de soja). Diz-se que o prato Sobagome-zosui foi primeiro servido na festa de ano novo (Shogatsu).

 

CURIOSIDADES

Existem muitos pratos no Japão nos quais se mói o trigo sarraceno com um pilão e se utiliza a farinha, porém, comer o grão inteiro é bastante raro e muito típico da província de Tokushima. 

O Sobagome-zosui é hoje servido no almoço das escolas públicas de Tokushima, assim como as crianças aprendem a prepará-lo em suas aulas de economia doméstica.

 

FAÇA VOCÊ MESMO

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 1 copo de trigo sarraceno em grão (possível comprar em lojas especializadas de cereais, ou em lojas de produtos naturais vendidos por quilo, a granel)
  • 100 g de carne de frango 
  • 1 chikuwa
  • 2 cogumelos shiitake seco
  • 1 cenoura 
  • 4 talos de mitsuba ou nira (Allium tuberosum)
  • 4 copos de caldo de galinha
  • Sal
  • Shoyu


Modo de preparo:

1. Reidrate os shiitake embebendo-os em 2 copos d’água; retire o talo e corte em tiras. Reserve a água de reidratação. Corte a carne de frango bem fininha, o chikuwa em rodelas finas e a cenoura em fatias finas, após cortar longitudinalmente em 4. Pique o mitsuba e reserve.

2. Cozinhe os grãos de sarraceno em bastante água fervente e deixe escorrendo na peneira.

3. Acrescente a água de reidratação do shiitake ao caldo de galinha e tempere com sal e shoyu. Coloque a carne de frango, o shiitake, o chikuwa, a cenoura e os grãos de sarraceno.

Após cozido, sirva em tigelas individuais e coloque por cima o mitsuba ou o nira picado.

 

REFERÊNCIAS

Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.

Enciclopédia de Turismo, Culinária Regional do Japão

Shizuko Yasumoto. Culinária Regional Japonesa (2009)

Ingredientes

 

 

TURISMO

EVENTOS BR

KENJINKAI

Associação Cultural Tokushima Kenjin do Brasil

 

 

CONTATO

Endereço
Av. Dr. Antonio Maria de Laet, 275, Vila Mazzei, São Paulo – SP

Telefone
Tel/Fax: (11) 2204-4696

Email
tokushimakenjinkai@yahoo.com

 

 

ATIVIDADES*

Eventos

  • Shinnenkai (festa de Ano Novo) e Assembleia Geral Ordinária 
  • Festival do Japão
  • Bounenkai (festa de fim de ano)

 

 

INFORMAÇÕES

Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim.

Tem bolsa para a província?
Não.

Tem alojamento?
Não.

Aluga o salão?**
Sim.


*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.
** Verificar a disponibilidade.