Sobagome-zosui é uma sopa grossa de grãos de trigo sarraceno cozidos em água, caldo de galinha e verduras. O que antigamente era um prato do cotidiano, aos poucos se difundiu e, hoje, acrescentam-se frango, chikuwa (tipo de nerimono, massa de peixe branco cozido no vapor), cogumelo shiitake, mitsuba (Cryptotaenia japonica) etc., e são servidos em restaurantes de luxo. O sobagome (arroz de sarraceno) é feito cozinhando-se os grãos de trigo sarraceno integral em água fervente e sal, descascados e secos. A textura, semelhante à da farinha de quibe no Brasil, é bastante apreciada.
A origem remonta ao final do período Heian (anos 794 a 1185), na vila Higashi-iyayamason, província de Tokushima, para onde os sobreviventes do clã Heike fugiram após a derrota na Guerra de Gempei (quando os guerreiros xogun tomaram o comando político sobre o Imperador), um local nunca antes pisado pelo homem. Sendo uma região cercada por altas montanhas, ali só cresciam cereais, como hie (lê-se rie, Echinochloa esculenta, painço japonês), sorgo, awa (lê-se aua, Setaria italica, outro tipo de painço), sarraceno; nada de arroz ou trigo. Assim, cozinhavam-se esses grãos na água temperando com sal e shoyu (molho de soja). Diz-se que o prato Sobagome-zosui foi primeiro servido na festa de ano novo (Shogatsu).
Existem muitos pratos no Japão nos quais se mói o trigo sarraceno com um pilão e se utiliza a farinha, porém, comer o grão inteiro é bastante raro e muito típico da província de Tokushima.
O Sobagome-zosui é hoje servido no almoço das escolas públicas de Tokushima, assim como as crianças aprendem a prepará-lo em suas aulas de economia doméstica.
Ingredientes (para 4 pessoas):
Modo de preparo:
1. Reidrate os shiitake embebendo-os em 2 copos d’água; retire o talo e corte em tiras. Reserve a água de reidratação. Corte a carne de frango bem fininha, o chikuwa em rodelas finas e a cenoura em fatias finas, após cortar longitudinalmente em 4. Pique o mitsuba e reserve.
2. Cozinhe os grãos de sarraceno em bastante água fervente e deixe escorrendo na peneira.
3. Acrescente a água de reidratação do shiitake ao caldo de galinha e tempere com sal e shoyu. Coloque a carne de frango, o shiitake, o chikuwa, a cenoura e os grãos de sarraceno.
Após cozido, sirva em tigelas individuais e coloque por cima o mitsuba ou o nira picado.
Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.
Enciclopédia de Turismo, Culinária Regional do Japão
Shizuko Yasumoto. Culinária Regional Japonesa (2009)
CONTATO
Endereço
Av. Dr. Antonio Maria de Laet, 275, Vila Mazzei, São Paulo – SP
Telefone
Tel/Fax: (11) 2204-4696
Email
tokushimakenjinkai@yahoo.com
ATIVIDADES*
Eventos
INFORMAÇÕES
Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim.
Tem bolsa para a província?
Não.
Tem alojamento?
Não.
Aluga o salão?**
Sim.
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.
** Verificar a disponibilidade.