Quando se fala de Nagasaki, muitas pessoas pensam imediatamente no champon (lê-se tyampon) que é um prato apreciado não só pelos turistas, mas também pela população local.
O champon, baseado na culinária chinesa, é um prato de macarrão servido com caldo, carne de porco, frutos do mar, legumes e verduras. O caldo da sopa muda dependendo da estação, mas geralmente são usados ossos de porco e carcaça de frango. Embora seja semelhante ao ramen, o macarrão é cozido com a sopa, em vez de adicionado a ela, e os ingredientes são refogados antes de serem mergulhados no caldo.
Existem diferentes variações na Coreia do Sul, na China e no próprio Japão. O champon mais conhecido no Japão é o de Nagasaki, onde o macarrão é servido com sopa. O champon com ankake (molho engrossado) que se assemelha ao yakisoba é servido nas províncias de Tottori, Shimane e Hyogo, assim como o champon de sopa à base de miso (pasta de soja) na cidade de Akita.
Chanpon foi criado por Chen Ping Shun, um chinês que abriu seu próprio restaurante nos arredores da Chinatown de Nagasaki em 1899, no meio da Era Meiji (final de 1800, início de 1900). Chen nasceu em Fuzhou, capital da província de Fujian na China. Quando se mudou para o Japão, preparava o champon para centenas de estudantes chineses pobres. O prato era bem barato e tinha o “sabor da Terra Natal” dos estudantes, e, na época, era feito cozinhando as sobras de vegetais, frutos do mar e carne de porco dos restaurantes.
Existem muitas versões sobre a origem do nome champon. Uma versão da história é que o próprio chef Chen a chamou de “Shina Udon”, que significa simplesmente macarrão chinês (outros dizem que significa “comer carne” no dialeto chinês de Fujian). Outra versão seria que a palavra champon é derivada dos idiomas da Malásia e da Indonésia chample, que significa “misturar” ou “misturar todos os ingredientes”.
O Japão ficou isolado do mundo entre 1639 e 1854 devido à política de relações exteriores da época. No entanto, quatro portos marítimos foram autorizados a permanecer abertos ao comércio, sendo um deles Nagasaki, que era o único administrado pelo xogunato de Tokugawa. Ainda hoje, é possível notar as influências estrangeiras que se enraizaram em Nagasaki no passado.
No que diz respeito à culinária, comerciantes e imigrantes introduziram elementos que hoje são considerados ingredientes indispensáveis para a cozinha japonesa, como repolho, cebola, abóbora, cenoura e batata-doce. O champon é um típico caso de um prato que é muito popular até os dias de hoje, e que surgiu da internalização de uma cultura estrangeira dessa época do isolamento.
Ingredientes (para 04 pessoas):
Modo de preparo:
1. Corte a carne de porco em pedaços pequenos. Retire as ostras da casca e lave com água salgada, retire as cascas dos camarões. Picar em fatias finas o repolho, a cebola, os cogumelos, o kamaboko. Pique bem pequeno a cebolinha.
2. Aqueça a banha na frigideira. Frite rapidamente a carne de porco, o camarão, a cebola, o cogumelo e o kamaboko mexendo sempre. Adicione o caldo de galinha e leve para ferver. Adicione o shoyu, o sake, o sal e a pimenta.
3. Adicione o macarrão champon, ostras, couve, repolho e cebolinha e espere até que o macarrão esteja cozido.
Sirva ainda quente.
Atariya Noen Co. Ltd. Origem dos vegetais.
Rekishi Matome (Resumo da história).A história dos vegetais (no Japão)
CONTATO
Endereço
Rua da Glória, 332, 6o andar, salas 61/62, Liberdade, São Paulo – SP
Telefone
Tel: (11) 3203-0949
Email
nagasakibrasil@gmail.com
ATIVIDADES*
Cursos
Eventos
INFORMAÇÕES
Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim.
Tem bolsa para a província?
Sim.
Tem alojamento?
Não.
Aluga o salão?
Não.
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.