MIYAGI

MIYAGI

REGIÃO DE TOHOKU

PROVÍNCIA

Mapa de Miyagi

GASTRONOMIA

GYUTAN

 

O Gyutan, língua de boi, é um prato da culinária local da província de Miyagi (lê-se Miyagui). A língua de boi é cozida em grelha a carvão e servida em fatias finas, acompanhada de legumes em conserva ou servida na forma de donburi (tigela) com curry ou ainda como ensopado de carne. O tempero e a disposição são diferentes e existe uma variedade de sabores em muitos restaurantes na província de Miyagi, principalmente na cidade de Sendai.

 

ORIGEM

As carnes foram introduzidas recentemente na culinária japonesa. Fatores como escassez de recursos para produção animal, geolocalização da nação em um arquipélago, modernização e abertura à cultura e economia ocidental tardias e a própria religião budista fizeram com que a alimentação dos japoneses não incluísse carnes durante muito tempo. Os pratos de língua de carne bovina são ainda mais novos no Japão, tendo sido introduzidos apenas em 1948, quando o proprietário de um restaurante, sr. Keishiro Sano, que servia principalmente yakitori (frango grelhado) em Sendai, começou a dedicar seu negócio à preparação de pratos de língua de boi.

Os restaurantes tiveram algumas décadas de dificuldade em vender gyutan ao público em geral, pois o prato foi considerado incomum, o que não foi ajudado pelo fato de Sendai não ser uma cidade rica na época.

Quando a economia japonesa estava crescendo e o governo encerrou a proibição aos produtos bovinos importados em 1991, a popularidade do gyutan cresceu rapidamente. Hoje em dia, o prato é muito popular não só em Sendai, mas em todo o Japão, não sendo difícil encontrar um restaurante que ofereça pratos de língua de boi a preços justos.

 

CURIOSIDADE

O sr. Keishiro Sano aprendeu sobre o uso de língua de boi na culinária com um chef francês quando estava estudando para ser chef em Tokyo, por volta de 1935. Sano ficou inspirado e decidiu preparar esse ingrediente de forma diferente; ajustou a espessura e o tempero da língua de boi para atender ao gosto dos japoneses, o que levou ao sabor salgado de hoje.

 

FAÇA VOCÊ MESMO

Ingredientes:

  • 200 g de língua de boi (cortada em pedaços finos)
  • 1 xícara de arroz japonês cozido


Ingredientes do molho para marinar:

  • 1 colher de sopa de shoyu (molho de soja)
  • ½ colher de sopa de sake culinário
  • ½ colher de sopa de óleo de gergelim
  • ½ colher de chá do sumo de yuzu (variedade de fruta cítrica)
  • ¼ colher de chá de pimenta-do-reino


Modo de preparo:

1. Misture os ingredientes para marinar em um recipiente e adicione as fatias de língua de boi. Certifique-se de que as peças tenham espaço suficiente para que não se sobreponham. Deixe marinar a carne por cerca de 30 minutos.

2. Aqueça uma grelha e cozinhe as fatias de língua por cerca de 2 minutos de cada lado.

3. Para servir, coloque uma porção de arroz em uma tigela e espalhe as fatias de língua ao redor do arroz. Enfeite com cebolinhas, sementes de gergelim e vegetais em conserva à sua escolha.

 

REFERÊNCIAS

Atlas Obscura

Dishes Japan

CNN Travel

Asian Inspirations

Sendai Experience

Voyapon

Ingredientes

 

 

TURISMO

Baía de Matsushima

 

 

O LOCAL

Localizada na província de Miyagi, a Baía de Matsushima é cercada por 260 ilhas cobertas de pinheiros e é considerada uma das três mais belas atrações do Japão. Durante a pré-história (meados do Holoceno), um terremoto na região causou um grande deslizamento de terra, fazendo com que a costa de Matsushima afundasse na Baía, formando as famosas ilhas que a compõem.

 

A FAMA

A baía é conhecida historicamente pela sua beleza, sendo retratada por diversos artistas. Em 724 a.C., o Japão já conhecia histórias de Matsushima contadas pelos nobres enviados para a divisão de Tohoku pelo governo central. Essas histórias serviram de inspiração para poetas clássicos de waka, com três poemas aparecendo na antologia mais famosa do gênero, Hyakunin-isshu.
Matsuo Basho (1644-1694), considerado o maior poeta de haiku da história, encontrou dificuldades para escrever poemas sobre Matsushima e até teve noites mal dormidas devido ao seu deslumbramento com o lugar. Ainda assim, a baía foi imortalizada em suas palavras.
Além da vista da baía, Matsushima possui fama por suas ostras, templos históricos e pelo festival de Obon. Os templos mais famosos são Zuiganji, cuja origem data do período Heian (embora as atuais construções tenham sido construídas por Date Masamune em 1606); Entsuin, construído como mausoléu de Date Mitsumune, cuja morte ocasionou o suicídio de 7 servos que são representados por estátuas em seu jardim; e Godaido, que é aberto ao público uma vez a cada 33 anos (a última foi em 2006).

 

CURIOSIDADES

Não foram apenas artistas que se encantaram com a baía. O célebre cientista Albert Einstein visitou Matsushima para observar a lua. Conta-se que ele ficou atônito com tamanha beleza e que disse que “Mestre artesão algum poderia ter criado tamanha beleza” (“No master craftsman could craft such beauty.”)

 

COMO CHEGAR

Você pode acessar Matsushima por trem, a partir da estação de Sendai (capital da província), pela Linha Senseki. Observação: desça na Estação Matsushima-Kaigan, e não na Estação Matsushima, pois fica longe das atrações turísticas.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Inglês e japonês:
Matsushima Tourism Association

 

REFERÊNCIAS

pxhere 1 –2
掬茶
HASEGAWA, Shuichi et. al. Matsushima Bay as an Early Holocene coastal mega-landslide, Northeast Japan
Miyagi Prefectural Government
Japan Visitor
Japan Travel

EVENTOS BR

KENJINKAI

Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil

 

 

CONTATO

Endereço
Rua Fagundes, 152, Liberdade, São Paulo – SP

Telefone
Tel: (11) 3209-3265

Email
miyaguiken@hotmail.com

 

 

ATIVIDADES*

Cursos

  • Aulas de Karate Byakuren (Full Contact Karate)
  • Escotismo – 156º Grupo Escoteiro Duque de Caxias
  • Aula de patinação
  • Aula de canto
  • Aula de dança

Eventos

  • Atividades do Bloco Tohoku-Hokkaido: undoukai (gincana esportiva) Tohoku-Hokkaido
  • Shinnenkai (festa de ano novo), em conjunto com os kenjinkai de Tokyo e Saitama
  • Festival do Japão
  • Keiroukai (festa em homenagem aos idosos)
  • Bounenkai (festa de fim de ano)
  • Aoba Matsuri: feira, bazar e restaurante. Todos os primeiros e terceiros sábados do mês
  • Yatai Matsuri: em conjunto com os kenjinkai de Tokyo e Saitama

 


INFORMAÇÕES

A Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim, para se associar.

A associação é aberta aos nikkei não descendentes da província? Para quais atividades?
Sim, para se associar.

Tem bolsa para a província?
Não.

Tem alojamento?**
Sim. Aberto apenas para nikkeis.

Aluga o salão?**
Sim.

*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.
**Verificar a disponibilidade.