Nikuman é um pão macio de farinha de trigo recheado com carne, combinado com vegetais e temperos e cozido a vapor. É chamado de pão de porco em inglês, porque geralmente é recheado com carne de porco (a carne preferida dos chineses) moída.
Encontrar Nikuman é muito fácil no Japão. Nas épocas de frio, principalmente, com certeza estará disponível em qualquer loja de conveniência a um preço acessível. Então, por que ir até Chukagai (Chinatown) em Yokohama para saborear um? Porque os Nikuman lá são maiores, mais suculentos e saborosos do que os “normais”! A experiência de comer um Nikuman em Chinatown de Yokohama é muito divertida e deliciosa.
O Nikuman tem origem do tradicional baozi ou chukaman chinês. O baozi, por sua vez, veio do mantou, que são pãezinhos de farinha, que podem ser recheados ou não. Mantou, cuja versão japonesa é o manju (ambos escritos da mesma maneira, 饅頭), veio das regiões da China onde o trigo era cultivado e era considerado um alimento luxuoso.
Existem várias teorias para a origem do mantou, que remetem ao Zhuge Liang, estrategista militar no período dos Três Reinos da China, no século III d.C. Uma delas é de que este militar e seu exército estavam voltando para casa após derrotar um reino, mas se depararam com um rio que era impossível de atravessar. Um dos bárbaros locais disse que antigamente era comum sacrificarem homens e jogar suas cabeças no rio como oferenda às divindades. Recusando-se a sacrificar seus homens, o militar mandou fazer pães com formato de cabeça, recheados com carne, e jogá-los no rio. A estratégia deu certo e, assim, com águas calmas, eles conseguiram atravessar o rio e seguir viagem.
Existem muitas variedades de Nikuman vendidos em Chinatown, em vários restaurantes e até barraquinhas pelas ruas! Você pode encontrar recheios diversos, como camarão e caranguejo e até doces, como anman (pão com recheio de doce de feijão) com kurumi (noz). O melhor é comê-los frescos e quentinhos!
Ingredientes (30 unidades):
Massa
Recheio
Modo de preparo:
Massa
1. Misture o fermento e o açúcar com um garfo.
2. Coloque a banha derretida e continue misturando.
3. Acrescente água morna e, no final, coloque a farinha de uma só vez.
4. Misture bem e sove bastante.
5. Cubra com um pano de prato e deixe crescer.
6. Corte a massa ao meio, faça rolos compridos e corte em 15 pedaços, totalizando 30 unidades.
7. Deixe crescer mais uma vez antes de rechear e levar ao cuscuzeiro (ou outro recipiente para cozinhar a vapor).
Recheio
1. Refogue os ingredientes e recheie a massa.
Associação Cultural e Assistencial Kanagawa Kenjinkai.
Minato Mirai 21, localizado no coração da cidade de Yokohama, é um dos pontos turísticos mais famosos da província de Kanagawa. Significa “Porto do Futuro 21”, referindo-se ao século 21 e à área portuária que possui ambientes modernos, com ar internacional, mas sem deixar a tradição e a história de lado. As construções tiveram início em 1983, e o local se tornou um centro comercial com paisagens incríveis da baía, aliadas a muitas opções de turismo e lazer, como restaurantes, cafés, parques, shoppings, museus e exposições.
O Yokohama Landmark Tower destaca-se por ser um dos prédios mais altos do Japão. No 69º andar, é possível ter uma vista panorâmica da baía a 273 metros de altura. O edifício ainda possui um centro comercial com várias lojas e restaurantes. Outros locais em que é possível ir às compras são: Queen ‘s Square, Mark Is e Collete Mare.
Outro ponto turístico marcante é o Cosmo Clock 21, roda-gigante com um relógio que à noite fica iluminada. Localizado no parque de diversões Cosmo World, seu ponto mais alto atinge 112,5 m. Já o Parque Rinko tem a maior área verde de Minato Mirai e é ótimo para passeios e prática de atividades físicas.
Dentre os passeios culturais, são famosos o Museu de Arte de Yokohama, o Museu do Cup Noodles, o Museu do Porto de Yokohama e o Armazém de Tijolos Vermelhos de Yokohama.
Todos os dias, 98 mil pessoas se deslocam para Minato Mirai 21 a trabalho e, por ano, a área recebe em torno de 76 milhões de turistas. A localização privilegiada, entre o aeroporto Haneda e Tokyo, e entre Tokyo e Hakone ou Kamakura, permite seu fácil acesso. Os cenários deslumbrantes, tanto durante o dia quanto à noite, e a enorme diversidade de atividades disponíveis para um passeio em família, com amigos ou um encontro romântico, são também excelentes atrativos.
Cerca de meia hora de trem partindo de Tokyo.
Estação mais próxima: Minatomirai (a duas paradas da Estação Yokohama).
Grátis. Consultar os preços e horários das atrações em seus respectivos sites.
Minato Mirai 21
Yokohama Convention & Visitors Bureau
Kanagawa Prefectural Government
Japan Travel
Go Yokohama
Kanagawa Prefectural Government
Yamato Mirari 21
Photo AC
CONTATO
Endereço
Rua Major Newton Feliciano, 75, Vila Mariana, São Paulo – SP
Telefone/Fax
(11) 5082-3141
Email
kanagawakenjinkai@yahoo.com.br
ATIVIDADES*
Cursos
Eventos
INFORMAÇÕES
A Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim, é aberta para se associar.
A Associação é aberta para os nikkei descendentes de outras províncias?
Sim, é aberta para se associar.
Tem bolsa para a província?
Não.
Tem alojamento?
Não.
Aluga o salão?
Não.
* Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.