IBARAKI

IBARAKI

REGIÃO DE KANTO

PROVÍNCIA

Mapa de Ibaraki

GASTRONOMIA

NATTO

 

O Natto (lê-se natô) é um prato de soja fermentada por bactérias (e, por isso, é probiótico) que pode ser servido cru, com shoyu (molho de soja) e cebolinha ou com ovo cru. Ele tem uma consistência pegajosa e um aspecto gosmento e, quando misturado ao arroz, se emaranha facilmente. Possui paladar e sabor únicos, e frequentemente está presente no café da manhã do Japão.

A produção de natto existe há muito tempo na província de Ibaraki, onde são produzidos muitos deliciosos natto.

 

ORIGEM

Existem muitas histórias sobre a origem do natto, e não se sabe ao certo quais delas são verdadeiras, por isso, é possível que o alimento tenha sido descoberto de modo independente por várias pessoas em ocasiões diferentes. Uma das histórias diz que, em 1083, na cidade de Mito, certa vez sobrou soja cozida utilizada para ração de cavalos. Esta sobra foi guardada embrulhada em palha de arroz, fermentou naturalmente e resultou no natto.

No outono, estação de tufões na região de Mito, era comum ocorrer danos às plantações de soja devido a enchentes do rio Nakagawa, que percorre a província de Ibaraki desde a região norte até a sua área central. Por isso, o clã Mito incentivava que a soja fosse colhida antes da chegada dos tufões.

Os grãos da soja ficavam com a maturação precoce quando colhidos antes da passagem do tufão, sendo menores que os da soja colhida após a sua passagem e, assim, não eram adequados para produzir tofu e miso (pasta de soja).

Desse modo, o natto chamou a atenção por ser um produto processado que pode ser produzido com grãos pequenos de soja, popularizando-se na região.

Na era Meiji, a linha férrea de Mito foi inaugurada e os turistas começaram a se aglomerar na praça da estação. O natto ficou conhecido em todo o Japão, quando começou a ser vendido aos turistas como souvenir.

Hoje, o natto é vendido em embalagens de isopor e é produzido e distribuído em todo o Japão, mas na província de Ibaraki há muita produção de “waratsuto natto”, que é o natto tradicional embrulhado em palha de arroz.

 

CURIOSIDADES

Natto possui um alto valor nutricional: é rico em proteína e contém uma enzima chamada nattokinase, que ajuda a manter os vasos sanguíneos desobstruídos, melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo a ocorrência de acidentes vasculares como AVC. Contém também vitamina K, que ajuda a prevenir a osteoporose, vitamina B6 e vitamina E, que estimula a renovação celular e retarda o envelhecimento da pele. Além disso, ajuda no bom funcionamento do intestino devido a sua fermentação.

 

FAÇA VOCÊ MESMO

A soja fermentada é comprada pronta. No Brasil, podemos encontrar natto em embalagens de isopor à venda em mercearias japonesas.

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 1 potinho de natto
  • 1 copo americano de arroz japonês cru (rende aproximadamente 2 cumbucas de arroz japonês branco cozido)
  • Shoyu a gosto
  • Cebolinha


Modo de preparo:

1. Coloque o natto em um recipiente, mexa bem até ficar bem pegajoso. Depois misture shoyu a gosto e cebolinha picada.

2. Sirva frio com arroz japonês. Alguns especialistas recomendam não colocar o natto sobre o arroz quente, pois os elementos vivos podem ficar comprometidos com o calor, anulando alguns de seus efeitos benéficos à saúde.

 

REFERÊNCIAS

Associação Centro Social Ibaraki do Brasil

Flavor of Ibaraki

Ibakira.tv

Ingredientes

 

 

TURISMO

Parque Hitachi Seaside

 

 

O LOCAL

O Parque Hitachi Seaside está localizado na região costeira de Ibaraki, na cidade de Hitachinaka, e é um dos pontos turísticos mais famosos da província. É um parque nacional dividido em sete áreas e compreende aproximadamente 215 ha. Possui vastos campos de diferentes flores, portanto, as paisagens mudam ao longo do ano de acordo com as estações.
Existem também no local outras atrações, como parque de diversão, tradicionais casas de campo japonesas, estúdios de arte, campo de golf, pista de BMX, local para fazer churrasco, além de eventos variados ao longo do ano. A visita pode ser feita caminhando, alugando uma bicicleta e pedalando nas ciclovias, ou até no trem Seaside. O parque é completamente acessível para cadeira de rodas.

 

A FAMA

A fama do parque se dá principalmente em razão dos vastos campos azuis com 5,3 milhões de nemophilas na primavera (início em meados de abril) e dos campos vermelhos brilhantes dos arbustos de kochia no outono (outubro). Porém, o parque permanece florido o ano todo. Na primavera, também podemos apreciar narcisos e tulipas; no verão, rosas, zínias e girassóis; no outono, cosmos, e no inverno, tulipas de gelo. Todas as paisagens rendem fotos maravilhosas para as redes sociais. O fácil acesso ao parque para quem vem de Tokyo também é um atrativo a mais.

 

A HISTÓRIA

Miharashi no Oka Hill, área onde hoje podemos ver as flores de nemophilas e arbustos de kochia, no passado, era utilizada como aeroporto militar (chamado Higashi-Mito) e, após a guerra, serviu como campo de tiroteio e bombardeio da força aérea dos Estados Unidos. Como o local estava perto de uma área residencial, e por causa de acidentes que ocorreram em razão dessas atividades militares, a população local realizou um movimento solicitando a devolução da área. Em março de 1973, o governo japonês conseguiu a área de volta e, a pedido da população, foi criado o parque Hitachi Seaside como símbolo de paz.

 

COMO CHEGAR

Cerca de 1h30 de carro ou 2 horas de trem partindo de Tokyo.
Estação mais próxima: Katsuta (cerca de 15 minutos de ônibus até o parque)

 

PREÇOS E HORÁRIOS

Consultar preços e o calendário de funcionamento do parque atualizados no site (depende do período do ano).

 

MAIS INFORMAÇÕES

Hitachi Seaside Park
Ibaraki Guide

 

REFERÊNCIAS

Província de Ibaraki
Hitachi Seaside Park
Ibaraki Guide
Photo AC
JNTO – Japan Online Media Center

EVENTOS BR

KENJINKAI