Okonomiyaki à moda de Hiroshima
Okonomiyaki é um prato feito com massa à base de farinha de trigo, acrescido de ingredientes como repolho, cebolinha, fatias finas de carne de porco (no Brasil substituímos por bacon) e moyashi (brotos de feijão), e finalizado com molho para tonkatsu e alga aonori. Opcionalmente, podem-se utilizar frutos do mar no recheio e maionese na cobertura.
A palavra okonomiyaki deriva da junção das palavras okonomi, que quer dizer preferência, e yaku, que tem o sentido de assar, fritar, caracterizando-se assim como uma espécie de panqueca em que se colocam os ingredientes da própria escolha.
A origem do okonomiyaki remontaria à era Taisho (1912 a 1926), quando era vendido como lanche para crianças, e à era Showa (1926 a 1989), quando um prato conhecido como issen yoshoku, cuja tradução literal é “prato ocidental de um centavo”, era feito a partir de uma massa de farinha e água, frita na frigideira com um punhado de cebolinha por cima.
O okonomiyaki à moda de Hiroshima tem uma estreita relação com o período posterior à Segunda Guerra Mundial, pois, após a explosão da bomba atômica, havia uma grande escassez de alimentos e a população se viu compelida a utilizar a farinha que era distribuída pelos militares americanos. Dessa forma, a disponibilidade de farinha, aliada à existência de fábricas que trabalhavam com ferro fundido, o que permitia o acesso a chapas, incentivou a retomada do preparo do issen yoshoku, possibilitando o resgate de um sabor já conhecido pelos moradores.
Com o tempo, outros ingredientes foram adicionados, especialmente o repolho (pelo seu baixo custo), e o prato começou a ser vendido em pequenas barracas de rua. Posteriormente, passou-se a acrescentar o macarrão de yakisoba, tornando o alimento mais substancioso. A receita foi se transformando com a reconstrução da própria cidade, ganhando a forma atual, com a adição de ovos, carne, frutos do mar e outros ingredientes.
Pode-se afirmar que o okonomiyaki foi um dos alimentos que trouxe energia para a população no esforço para a reconstrução da cidade após a guerra, tornando-se um dos seus símbolos, havendo até uma vila conhecida como Okonomimura.
O okonomiyaki à moda de Osaka é feito com os ingredientes todos misturados, já no okonomiyaki à moda de Hiroshima, os ingredientes são colocados um a um, em camadas, ao invés de serem misturados. Além disso, esta receita contém uma camada de macarrão (geralmente macarrão de yakisoba) no fundo. A ordem das camadas de ingredientes pode variar dependendo do restaurante e preferência de cada um.
Ingredientes (para 4 pessoas):
Massa
Recheio
Outros ingredientes
Modo de preparo:
1. Prepare a massa misturando bem a farinha peneirada com a água ou o leite, até ficar cremosa.
2. Unte a chapa de ferro aquecida com pouco óleo e coloque 3 fatias de bacon para cada okonomiyaki. Coloque o moyashi e a cebolinha sobre o bacon e, em seguida, uma tigela de repolho temperado com sal e pimenta-do-reino.
3. Espalhe uma porção da massa sobre a chapa, no formato de um disco bem fino, com aproximadamente 15 cm de diâmetro, e vire uma vez.
4. Coloque o disco sobre o repolho e deixe por alguns minutos.
5. Grelhe o macarrão na chapa e tempere com um pouco de molho para tonkatsu.
6. Levante o conjunto da massa com os vegetais e o bacon, com o auxílio de espátulas, e coloque sobre o macarrão.
7. Vire tudo novamente com as espátulas e deite sobre um ovo previamente colocado na chapa, dando uma leve pressionada.
8. Quando ovo estiver cozido, vire tudo novamente.
9. Coloque num prato, cubra com o molho para tonkatsu e salpique com aonori.
Obs.: pode-se colocar um pouco de dashi* na massa e acrescentar outros ingredientes ao recheio, como frutos do mar, além de fios de maionese para finalizar o prato.
*Caldo dashiko: Proporção de 50g de iriko ou niboshi (sardinhas secas) para 1 litro de água. Leve ao fogo água na quantidade de caldo a ser preparado e coloque iriko ou pedaços de niboshi proporcionalmente à água. Assim que ferver, desligue o fogo, espere precipitar e coe.
Centro Cultural Hiroshima do Brasil.
YASUMOTO, Shizuko. Cozinha Regional Japonesa. Editora Kojiro Ltda, São Paulo-SP, 2009.
CONTATO
Endereço
Rua Tamandaré, 800, Liberdade, São Paulo – SP
Telefone
Tel: (11) 3207-5476 / (11) 3208-8501
Email
schken@hydra.com.br
Facebook
Centro Cultural Hiroshima do Brasil
ATIVIDADES*
Cursos
Eventos
Cultural
INFORMAÇÕES
A associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim.
Tem bolsa para a província?
Não no momento, mas estamos tomando providências para reiniciar em breve.
Tem alojamento?**
Sim, para estudantes descendentes de Hiroshima. Não completando as vagas, repassamos para os demais.
Aluga o salão?**
Sim, possui auditório e cozinha e capacidade para 120 pessoas.
Aluga quadra?**
Sim, alugamos quadra poliesportiva.
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.
**Verificar a disponibilidade.