O Echizen Oroshi Soba é um dos pratos mais tradicionais e conhecidos da província de Fukui. Ele é feito com o macarrão do tipo soba (macarrão de trigo sarraceno), nabo ralado e um caldo à base de peixe seco e shoyu (molho de soja).
Acredita-se que a história do Oroshi Soba tenha se iniciado em 1473, com a família Asakura (famosa pela ruína histórica de Ichijoudani), que incentivou o cultivo do trigo sarraceno, por ser mais rápido e fácil de cultivar que o arroz.
O trigo sarraceno começou a ser servido no formato de macarrão somente no Período Edo, e dizem que Tomimasa Honda, vindo de Kyoto trazendo consigo Gonzaemon Kaneko, um chef de soba, e pedindo com frequência que seu soba fosse preparado com nabo ralado, deu origem ao Echizen Oroshi Soba. Até então, o trigo sarraceno era consumido em formato de sobagaki (mochi de trigo sarraceno).
O Oroshi Soba de Fukui ficou conhecido pelo Japão como Echizen Soba em Outubro de 1947, quando o então Imperador Showa esteve em Fukui em uma cidade chamada Echizen e comeu duas porções de soba. Após retornar à residência Imperial, lembrando-se da refeição que tivera, falou: “O soba de Echizen estava realmente delicioso”. Dizem que foi assim que o nome Echizen Soba nasceu.
O prato Echizen Oroshi Soba é tão popular na província de Fukui que nesta região do Japão utilizam a palavra soba como sinônimo de Echizen Soba, remetendo a este prato específico, mesmo que seu significado seja somente um tipo de macarrão.
Ele é amplamente conhecido e é servido em diversos restaurantes da região.
Ingredientes:
* Caldo dashiko: proporção de 50 g de iriko ou niboshi (sardinhas secas) para 1 litro de água. Leve ao fogo água na quantidade de caldo a ser preparado e coloque iriko ou pedaços de niboshi proporcionalmente à água. Assim que ferver, desligue o fogo, espere precipitar e coe.
Modo de preparo:
1. Utilize o processador de alimentos que tem em casa para fazer o suco do nabo. Corte o nabo em toras para que fique fácil de inserir no processador.
2. O tempero é a gosto; misture o suco do nabo com dashi ou shoyu.
3. Em cima do macarrão cozido, coloque a cebolinha picada e o katsuobushi. Para obter o cozimento perfeito do macarrão, siga as instruções do fabricante. Adicione também nabo ralado se for de seu gosto.
4. Por cima do macarrão empratado com os condimentos, jogue o caldo do nabo já temperado ao seu gosto. É menos intenso que a versão tradicional, porém o sabor do soba e do suco do nabo se misturam e fica delicioso.
Banco de imagens da agência de Turismo do Governo da Província de Fukui
YASUMOTO, Shizuko. Cozinha Regional Japonesa. São Paulo: Editora Kojiro Ltda, 2009.
CONTATO
Endereço
Rua dos Estudantes, 15, Conjuntos 81 e 82, Liberdade, São Paulo – SP
Telefone
(11) 3207-1056
Email
fukuikenjinbrasil@hotmail.com
Facebook
Fukui Kenjin Brasil
Instagram
@fukuikenjinkai
ATIVIDADES*
Eventos
INFORMAÇÕES
A Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Não.
Tem bolsa para a província?
Sim, duas a três bolsas kenshuu (estágio; para descendentes de todas as províncias) e ryuugaku (estudo; somente para descendentes de Fukui).
Tem alojamento?
Não.
Aluga o salão?**
Sim.
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.
**Verificar a disponibilidade.