A gastronomia típica da província de Aichi é bem conhecida por dois elementos principais: o aka miso (lê-se misso, pasta de soja), um miso de cor avermelhada, e a utilização de vários tipos de shoyu nas casas (koikuchi, usukuchi, shiro, tamari, sashimi).
Um tipo de aka miso é o hatcho miso, um miso de cor preta. É uma marca registrada, e apenas 2 fabricantes na cidade de Okazaki, Aichi, possuem o selo aprovado (Kakukyu e Maruya).
O hatcho miso é um tipo de mame miso (feito apenas com soja, sem mistura com arroz). Há muitas receitas em que se usa o hatcho miso, desde o tradicional misoshiru (lê-se missoshiru), até o icônico miso-katsu (porco empanado servido com molho miso) e sobremesas como sorvetes.
Aqui apresentamos o Miso Nikomi Udon, outro prato icônico da província de Aichi. Uma especialidade de Nagoya, o nome do prato diz muito sobre como ele é feito. Nikomi significa cozido, então o prato é um cozido de miso com udon. O diferencial do nikomi udon é que o udon é cozido diretamente na sopa junto com todos os outros ingredientes, assim, o macarrão absorve todo o sabor do caldo, deixando-o ainda mais saboroso.
A origem do Hatcho Miso remonta a mais de 800 anos atrás. Hatcho era uma pequena vila a cerca de 870 metros do Castelo de Okazaki, que atualmente é a cidade de Okazaki. Cho é uma medida de distância usada antigamente, onde 1Cho é equivalente ao comprimento de 60 tatami, assim Hatcho são 8Chos, ou 870 metros. Com toda essa tradição e um controle rigoroso na sua produção, possui um prestígio incomparável.
Já o Miso Nikomi Udon era um prato feito em casa, e dizem que começou a ser servido em restaurantes da cidade Ichinomiya durante a era Meiji (1868-1912), tornando-se popular nas regiões em torno de Nagoya (capital de Aichi). O udon usado no nikomi também é diferente, não sendo usado sal em seu preparo, o que o deixa mais firme, sem se desmanchar durante o cozimento.
Miso nikomi udon é um soul-food de Aichi, preparado nas casas. Enquanto o miso comum geralmente perde o sabor quando fervido, o miso de soja de Aichi é um tempero que fica mais saboroso quanto mais tempo é cozido.
Ingredientes:
Temperos:
Modo de preparo:
1. Prepare o dashi. Em 700 ml de água quente, adicione 6 g de tempero pronto à base de peixe bonito , tipo hondashi.
2. Corte a base dos cogumelos shimeji e separe-os em pedaços menores; retire o caule dos cogumelos shiitake e corte-os ao meio; corte o kamaboko em fatias mais ou menos finas, a cebolinha na diagonal e separe as partes brancas e verdes (iremos colocá-las na panela em momentos diferentes), o aburaage em fatias e o frango em pedaços menores.
3. Leve uma panela com água para ferver. Adicione o macarrão e deixe cozinhar. Quando pronto, reserve.
4. Quebre os ovos em uma tigela pequena. E reserve, pois iremos usar em breve.
5. Em uma panela grande, adicione 3 xícaras de dashi, frango e a parte branca da cebolinha.
6. Tampe e cozinhe em fogo médio por 10 minutos ou até que a parte externa do frango não esteja mais rosa. Quando ferver, baixe o fogo. Retire a gordura e a espuma com uma escumadeira de malha fina.
7. Adicione 3 colheres de sopa de mirin e 3 colheres de sopa de miso. Você deve colocar o miso em uma concha e usar o hashi (palitos usados como talher) para que o miso se dissolva dentro da concha antes de adicionar no dashi. Dessa forma, você pode ter certeza de que não há pedaços de miso no fundo da panela.
8. Adicione o udon, aburaage, shimeji, shiitake e a parte verde da cebolinha.
9. Aumente o fogo para médio, tampe e cozinhe por 5 minutos. Quando ferver, baixe o fogo. De vez em quando, certifique-se de verificar se o udon ou outros ingredientes não estão grudados no fundo da panela; pode usar o hashi para mexer no fundo. Retire a gordura e a escuma com uma escumadeira de malha fina.
10. Adicione o kamaboko e coloque os ovos com cuidado no meio. Cozinhe por 2-3 minutos.
11. Sirva a panela à mesa junto com tigelas individuais. Pode servir polvilhando Shichimi Togarashi para um toque picante.
Japan National Tourism Organization
AICHI Prefectural Tourism Association.
.
CONTATO
Endereço
Rua Santa Luzia, 74, Liberdade, São Paulo – SP
Telefone
(11) 3104-8392
Email
aichijimu@gmail.com
Facebook
Associação Aichi do Brasil
Instagram
@aichidobrasil
ATIVIDADES*
Cursos
Eventos
INFORMAÇÕES
A Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim.
Tem bolsa para a província?
Sim, duas bolsas ryuugaku (estudo em faculdade) por 1 ano, para descendentes de Aichi.
Tem alojamento?**
Sim, apenas para descendentes de japoneses.
Aluga o salão?**
Sim.
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.
**Verificar a disponibilidade.