Mutsugoro é um peixe anfíbio raro que vive no mar Ariake, ao sul da província de Saga. À primeira vista é um peixe feio, com aparência gosmenta e não muito apetitoso. Entretanto, não podemos julgar um livro pela sua capa: o Mutsugoro é considerado uma iguaria da província de Saga. A carne é macia, suculenta e repleta de umami. Possui um sabor requintado e fácil de comer, como a do peixe branco. É indispensável degustá-lo fresco, pois a carne perde o sabor rapidamente após o abate.
No Japão, o Mutsugoro é um peixe anfíbio que vive apenas em partes do Mar de Ariake e do Mar de Yatsushiro. Na província de Saga, o Mutsugoro habita dois lugares, a planície de Higashiyoka na cidade de Saga e a planície de Hizen Kashima na cidade de Kashima, no sul da província de Saga. Além do Mutsugoro, as vastas planícies que aparecem na maré baixa estão repletas de animais raros, como caranguejos violinistas e Odontamblyopus.
Mutsukake é o método tradicional de pesca de Mutsugoro praticado há mais de 400 anos. A pesca é feita com uma vara longa, que possui uma espécie de crochê que se espalha radialmente e ajuda a fisgar o Mutsugoro no anzol. A lama das planícies são macias e afundam com o peso, portanto, durante a pesca utiliza-se uma uma tábua, semelhante às de esqui, para que os pés não afundem.
Nos últimos anos, o número de Mutsugoro tem diminuído gradativamente, assim como os praticantes do mutsukake. Poucas pessoas mantêm essa tradição, mas ainda é possível vivenciar essa experiência centenária em workshops da região.
O Mutsugoro é um peixe anfíbio que sobrevive dentro e fora d’água. Apesar de ser um peixe, possui características muito peculiares e uma aparência incomum. Ele possui olhos protuberantes localizados no topo da cabeça e sua característica mais notável são as nadadeiras laterais, parecidas com barbatanas, que funcionam de forma semelhante às pernas, pois permitem que o animal se mova de um lugar para outro em superfícies lamacentas e até mesmo lhe dão a capacidade de subir em árvores e galhos baixos. As barbatanas permitem ao Mutsugoro saltar distâncias de até 60 centímetros.
Ingredientes:
Modo de preparar:
1. Mantenha o mutsugoro vivo dentro da água durante metade de um dia até que toda a lama seja expelida. Ele não consegue viver muito tempo fora da água
2. Ainda vivo e sem nenhum tratamento, como tirar escamas, espete um palito da cabeça até a cauda e leve para grelhar em fogo médio, até o exterior carbonizar.
3. Coloque o mutsugoro em uma panela com água suficiente para cobri-lo junto com o mirin e coloque no fogo.
4. Quando o caldo acabar de ferver, tempere com açúcar e shoyu.
5. Cozinhe novamente até secar o caldo.
Saga Prefecture Fishery Cooperative Federation
CONTATO
Endereço
R. Pandiá Calógeras, 108, Aclimação, São Paulo – SP
Telefone
(11) 3208-7254
Email
sagaken.brasil@globo.com
Instagram
@saga.kenjinkai
ATIVIDADES*
Cursos
Eventos
INFORMAÇÕES
A Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
É aberta para se associar. A participação na diretoria segue conforme o estatuto social.
A Associação é aberta aos nikkei não descendentes da província?
É aberta para se associar. A participação na diretoria segue conforme o estatuto social.
Tem bolsa para a província?
Não.
Tem alojamento?**
Sim, para estudantes do sexo feminino, descendentes do Saga ou por indicação de associado.
Aluga o salão?**
Não. Concedemos o uso do espaço para associados ou por indicação de associado, quando disponível. É cobrada uma taxa.
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.
** Verificar a disponibilidade