Okonomiyaki à moda de Osaka
O Okonomiyaki é um dos pratos típicos da província de Osaka, que consiste em grelhar uma massa feita com farinha, caldo, ovos e sal em uma chapa quente. Sobre essa massa é colocado muito repolho picado, bacon, gengibre e cebolinha, sendo finalizada com molho de Okonomiyaki, maionese, hanakatsuo (flocos graúdos de peixe bonito seco) e alga aonori na hora de servir. Como o termo Okonomiyaki significa grelhar a seu gosto, os ingredientes podem variar de acordo com a disponibilidade do momento ou ao gosto de cada um.
O Okonomiyaki é uma panqueca preparada em estilo japonês e que, apesar de ter origem em um prato de Tokyo de nome monja-yaki, é sem dúvida um dos pratos que melhor representam não somente a culinária da província de Osaka, mas também da província de Hiroshima.
O significado do nome do prato indica que ele é um “grelhado com ingredientes preferidos”, okonomi, ao gosto e yaki, grelhado.
Konamon é o nome que se dá em Osaka a todas as comidas de rua que têm como base principal a farinha de trigo, como o okonomiyaki e o takoyaki (bolinho de polvo). Apesar de seu nome original ser konamono, o termo konamon se tornou mais familiar nos dias de hoje por conta da pronúncia no dialeto de Kansai: Kona significa farinha e mono significa coisa, que no dialeto de Kansai tem sua pronúncia alterada para “mon”.
Essa palavra apareceu pela primeira vez no período Edo, época na qual o hábito de comer pratos feitos com farinha de trigo ou arroz se tornou comum entre a população. Naquela época, o nome era konemono (massa sovada), e diz-se que a mudança para konamono e, subsequentemente, konamon, veio depois.
Um fato interessante é que o uso do konamon para pratos como o okonomiyaki e o takoyaki é algo mencionado até mesmo na definição de dicionário da palavra, que o descreve como comida feita com farinha de trigo ou de arroz.
Ingredientes (para 4 pessoas):
Massa
Recheio
Topping
*Caldo dashiko: proporção de 50 g de iriko ou niboshi (sardinhas secas) para 1 litro de água. Leve ao fogo água na quantidade de caldo a ser preparado e coloque iriko ou pedaços de niboshi proporcionalmente à água. Assim que ferver, desligue o fogo, espere precipitar e coe.
Modo de preparo
1. Junte os ingredientes da massa e misture com fuê (batedor) até desfazer todos os grumos.
2. Coloque 1 concha de massa sobre uma chapa quente, que deverá se espalhar formando um disco.
3. Antes de a massa começar a secar, coloque uma porção generosa de repolho picado em fatias finas, bacon, gengibre e cebolinha. Grelhe por alguns minutos. Quando a massa estiver dourada, com o auxílio de uma espátula, vire para grelhar a parte de cima.
4.Quando a parte de cima estiver grelhada, transfira para o prato de forma que a massa fique por baixo.
5. Pincele molho de Okonomiyaki e aplique maionese com auxílio de um bico dosador fino.
6. Polvilhe hanakatsuo e aonori por cima.
YASUMOTO, Shizuko. Cozinha Regional Japonesa. São Paulo: Editora Kojiro Ltda, 2009.
Organização Nacional de Turismo Japonês, Tóquio, Japão, 2020.
CONTATO
Endereço
Rua Domingos de Morais, 1581, Vila Mariana, São Paulo – SP
(também conhecido como Professor Noé de Azevedo, 1581)
Telefone
Tel: (11) 5549-7226
Whatsapp: (11) 99298-9519
Email
info@osakananiwakai.org
Facebook
www.facebook.com/osakananiwa
Instagram
@osakananiwakai
ATIVIDADES*
Cursos
Eventos
INFORMAÇÕES
A associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim.
Tem bolsa para a província?
Não.
Tem alojamento?
Não.
Aluga o salão?*
Sim.
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.