Meharizushi é um onigiri (bolinho de arroz) envolto em folhas de takana (mostarda vermelha japonesa) em conserva e é um prato local da região de Kumano, província de Wakayama. É um prato simples, mas extremamente popular, pois é bonito de se ver e é saboroso. Também é conhecido como Takanazushi, Obazushi, Bashobazushi e Senbarizushi.
Meharizushi, apesar do nome, não utiliza sushimeshi (arroz temperado para sushi). Originalmente era feito de mugimeshi (lê-se muguimeshi*), misturado com o talo picado do takana e embrulhado na folha, tendo surgido como bento (marmita) dos trabalhadores rurais, por ser rápido de comer no intervalo de trabalho.
Era um prato simples, sem ingredientes sofisticados, utilizando o takana produzido na própria região de Kumano (província de Mie, que faz fronteira com Wakayama). A região de Kishu-Kumano há muito tempo cultiva o suculento e picante takana, aproveitando o clima frio das montanhas. Takana é uma hortaliça típica do inverno, usada principalmente em conserva.
Posteriormente, passou a ser utilizado arroz branco no lugar do mugimeshi, que pode ser temperado com shoyu (molho de soja), ou então a ter conserva de takana como recheio. Apenas nos últimos anos é que se passou a utilizar o sushimeshi, além de uma grande variedade de recheios, como o talo do takana picado, gergelim, chirimenjako (alevino de sardinha seco), katsuobushi (flocos de peixe bonito seco), umeboshi (ameixa japonesa em conserva) e takuan (conserva de nabo), passando a ser comercializado como eki-ben (marmitas vendidas nas estações) e souvenir.
*Nem sempre o arroz foi acessível e muitas vezes era comum substitui-lo por trigo ou cevada cozida ou uma mistura de arroz e trigo ou cevada cozidos.
Existem várias teorias sobre a origem do nome Meharizushi. Uma delas é de que o onigiri era tão grande, que era preciso abrir muito a boca e os olhos para poder comer. Essa cena teria gerado a junção das palavras me (olhos) e miharu (arregalar), nascendo assim Meharizushi, o “sushi de arregalar os olhos”. Atualmente o Meharizushi é feito em porções menores, mas, originalmente, um único Meharizushi tinha cerca de 10 cm de diâmetro, utilizando dois copos de arroz.
Ingredientes:
Nota: as medidas usadas são de colheres de medida culinária, em que a colher de sopa (大さじ) é de 15 ml e colher de chá (小さじ), 5 ml.
Modo de preparo:
1. Coloque o sake e o mirin em uma panela e leve ao fogo alto até ferver. Adicione o usukuchi shoyu e aqueça novamente até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.
2. Mergulhe as folhas de takana em água corrente por cerca de 10 minutos para dessalgar. Esprema e retire a água, coloque no molho frio e deixe na geladeira marinando por um dia.
3. Remova o talo e as bordas das folhas de takana e corte a folha no meio no sentido do comprimento.
4. Cozinhe o arroz normalmente, faça 2 bolinhos com o arroz ainda quente e regue com 1 colher de sopa de molho para cada um deles. Embrulhe os bolinhos de arroz com as folhas de takana e regue novamente com uma colher de sopa de molho para cada um deles.
REFERÊNCIAS
CONTATO
Endereço
Rua Tenente Otávio Gomes, 88, Aclimação, São Paulo – SP
Telefone
Tel/Fax: (11) 3207-9683
E-mail
wakayamakenbr@gmail.com
Facebook
https://www.facebook.com/wakayamakenbr/
Site
http://www.wakayamaken.com.br/
ATIVIDADES*
Cursos
Eventos
INFORMAÇÕES
A Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim, para se associar.
A associação é aberta aos nikkei não descendentes da província? Para quais atividades?
Sim, para se associar.
Tem bolsa para a província?
Sim, apenas para nikkei descendentes da província de Wakayama.
Tem alojamento?**
Sim, para nikkei.
Aluga o salão?
Não
*Devido à pandemia algumas atividades podem estar suspensas.
** Verificar a disponibilidade.