O principal prato típico de Yamanashi é o Houtou, um prato simples feito com macarrão de farinha de trigo largo e plano, misturado com diversos ingredientes como kabocha (lê-se kabotya, abóbora japonesa), cenoura, inhame, cogumelo shiitake, cebolinha, carne cozida e caldo à base de miso (pasta de soja). É um prato familiar e comum nas casas de família, principalmente no inverno, mas também pode ser encontrado nos restaurantes.
O Houtou surgiu a partir de um prato da culinária chinesa chamada Hakutaku (sopa com macarrão largo) e foi introduzido no Japão no período Heian (794-1185) pelo monge Zen budista chinês. Posteriormente, Lorde Shingen aprimorou o prato.
Diz a lenda que, na época da guerra, Shingen Takeda e seus guerreiros levavam somente o trigo e a pasta de missô como alimento nas viagens de combate, pois com o trigo era possível fazer o macarrão e com a pasta de missô, a sopa. Além disso, apanhavam os legumes e caçavam animais pelo caminho.
O Houtou é conhecido pelo cozimento do macarrão cru junto com o caldo, gerando uma consistência mais grossa, que dificulta seu esfriamento. Assim, por ser um prato nutritivo e de fácil preparo, Shingen Takeda o concebeu como refeição principal para as batalhas.
Em casa, normalmente é feito em uma panela grande, mas nos restaurantes é geralmente servido em panelas de ferro para uma pessoa. Uma vez que o macarrão é fervido cru, contendo a farinha de trigo, o caldo torna-se espesso, incorporando bem ao macarrão. A textura do macarrão grosso e o saboroso caldo são viciantes quando se prova pela primeira vez.
Ingredientes (para 04 pessoas):
*Caldo dashiko: proporção de 50 g de iriko ou niboshi (sardinhas secas) para 1 litro de água. Leve ao fogo água na quantidade de caldo a ser preparado e coloque iriko ou pedaços de niboshi proporcionalmente à água. Assim que ferver, desligue o fogo, espere precipitar e coe.
Modo de preparo:
Macarrão
Numa vasilha, coloque farinha e água morna aos poucos, e sove. Coloque em um saco plástico e deixe descansar por no mínimo 30 minutos. Corte pedaços com as mãos e estique como fios.
Caldo
1. Descasque o inhame e corte em rodelas de 5 mm, a cebolinha, em diagonal de 3 cm e o aburaage em tiras.
2. Corte a cenoura em flor de 3 mm de espessura; solte a base do shimeji, lave e deixe escorrer na peneira.
3. Leve ao fogo uma panela com o dashiko e o kombu. Antes que ferva, retire o kombu; adicione miso. Após ferver, retire um copo do caldo e reserve.
4. Na panela com o caldo coloque o shimeji, o macarrão e as verduras, com exceção da cebolinha. Após ferver, baixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Adicione a cebolinha e o copo de caldo com miso reservado. Após ferver, desligue o fogo.
YASUMOTO, Shizuko. Cozinha Regional Japonesa. São Paulo: Editora Kojiro Ltda, 2009.
Prefeitura de Yamanashi, Yamanashi-ken Japão, 2020.
CONTATO
Endereço
Rua Ituxí, 40, Saúde, São Paulo – SP
Telefone
(11) 5589-4888
ATIVIDADES
Eventos
INFORMAÇÕES
A Associação é aberta para não descendentes de japoneses?
Sim, pode se associar.
A Associação é aberta a nikkeis não descendentes da província?
Sim, pode se associar.
Tem bolsa para a província?
Sim, uma bolsa Kenshusei para descendentes de Yamanashi.
Tem alojamento?
Sim, aberto a todos.
Aluga o salão?
Não.